SEGUIDORES

quarta-feira, 21 de abril de 2010

AGORA, lá

Há dias em que o tempo corre.
Há dias em que o tempo pára.
Mas há dias em que o tempo não dá tempo para nós pensarmos que temos tanto que fazer em tão pouco tempo.
E só nos lembramos do tempo quando vemos que não temos tempo, que temos tão pouco tempo...
E a vida vai-se escoando no tempo, AGORA, que quero ter tempo para brindar às flores, aos pássaros,à água que corre pura, cristalina, pelos regatos do Gerês!E admirar a Calcedónia imponente, ao nascer do sol,calcorreada pelos elegantes veados furtivos, onde crescem a urze e a carqueja agrestes.Lá em baixo... a frescura do rio onde passeiam as trutas e libelinhas! Sim, lá ainda se sente a vida a pulsar dignidade porque o orgulho sadio das rochas sobrepostas no cume das montanhas enfrentam a erosão do tempo.
Elas têm mais tempo do que eu!
Mas eu sou o maior templo do tempo!
Obrigada, meu Deus!

12 comentários:

Anónimo disse...

olá tia. quando o tempo da passos pequenos como um caracol, queremos que ele corra. que o sentimento penoso corra também. mas o tempo insiste em dar passos pequenos. Lá em baixo, está o abismo do mundo, bem profundo! Lá, estará a paz e a tranquilidade, julgo.. por vezes sinto me como a voz que o o ouvido não ouve, a presença que passa e ninguém pressente.. como um amargo da boca, a dor no coração, o interregno da respiração. sinto me como a doença que inflama o corpo, a miopia que distorce a visão! dou a imagem da imperfeição.. dou o reflexo da solidão, dou o todo que é a destruição. o sol, já não aqueceu, o dia já não nasceu. a escuridão permanece, permanecerá. o coração parou. o corpo congelou. morri. novamente. o tempo parou. e fico aqui.. no tempo que não corre. não vislumbro a beleza do mundo, afundei! a imagem de um belo mundo, dum mundo para se apreciar, desvaneceu-se.. já não o vislumbro! morri! gostava de poder agredecer, mas não consigo! um bjinhu

manuela barroso disse...

MEU AMOR
MEU AMOR PEQUENINO!
Sabes quem vos dizia assim?
Pois é minha querida ou não partilhássemos os mesmos genes, e eu não te compreenderia!
Não minha querida tu não afundaste pela simples razão que eu não quero e não vou deixar.
Vou estar sempre a teu lado como um esteio de betão!
Não tivesse eu , muitas vezes essa visão com uma certa misantropia da vida e não te compreenderia!
Mas como te compreendo!
Mas vamos dando os passos do nosso caracol não em direcção ao abismo-porque o abismo é o nada- mas em direcção a uma LUZ. Achas que estamos aqui por acaso? O acaso não existe minha querida. Se somos feitos à imagem de Cristo -Deus feito homem-(Que existiu mesmo) se Ele é divino, nós também temos uma parcelinha divina! Por isso também temos poder!
Tu tens uma inteligência acima da média, por isso aconselho literatura sobre Física Quântica!
Sabes que tudo é energia! Se as rochas têm energia quanta mais não hás-de ter tu e eu!
LUZ;FONTE;UNIVERSO;DEUS;ENERGIA-chama o que quiseres, existe. Se eu não lobrigasse um cantinho tanto como luz,ar, energia, algures ou mesmo aqui a mau lado, sentia-me pior que uma minhoca: essa seria mais útil que eu e mais feliz, ora eu acho que tenho direito a ter uma certa felicidade!Felicidade como estado de espírito ou não,não será que serei responsável por ser eu própria?
Somos todos diferentes .Tu também és única.Tu és um Ser maravilhoso, e nunca pensei na profundidade que se fecha no teu coração! Quanta beleza! Deixa que compartilhe contigo esses momentos de prosa poética que tão bem fizeste! Aí estão os genes do nosso tio!
Como ele , achas-te solitária.Eu também.Achas-te imperfeita?
Só quem não conhece a beleza da tua juventude,acreditará nas tuas palavras!
Quero ver-te por aqui ou no mail.
Quero compartilhar contigo dessas ideias, dessa poesia, e faremos algo de muito diferente!

Aqui ou algures. Algo vai nascer. E quero aprender muito contigo minha doce J.
Mando-te rosas!
Dou-te as minhas rosas!
E um xi muito apertadinho!
Tia Né

Anónimo disse...

Olá, "jovem" presumo .
O que tanto a faz sofrer?
Como pode/pôde a vida tornar-se tão madrasta?
Porquê?
Quando?
Como?
Há amargura nas palavras...
A vida nem sempre corre de feição, mas mostramos a nossa força, da forma como a encaramos, da forma como lhe pegamos pelos "cornos".
De nada vale queixarmo-nos,sentirmo-nos miseráveis, pois ela não se compadece de nós.
Temos que a enfrentar tal touro que se dirige para nós, e nós que nunca soubemos como lidar perante tal bicho.
Não nos podemos esquecer que basta uma nova aventura, um novo episódio, para todo este castelo, que tanto custou a construir possa vir a ruir, tal baralho de cartas...e então vai ser feliz.
A vida é bela. TEM que ser. Todos nós temos o dever de a embelezar.

Anónimo disse...

Singela Manuela,

o tempo, o tempo ...

Na antiguidade, os gregos utilizavam dois termos para o tempo: o chronos, descrito e medido pelos humanos, e o kairós referindo-se a um momento indeterminado no tempo, em que algo único e maravilhoso acontece, chamado "o tempo de Deus".

Como eram sábios, aqueles gregos.

Sem dúvida que a vida é Kairós e talvez sejam esses momentos que a maioria percepciona como dando sentido à vida.

Mas,como refere Khalil Gibran,“Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.”

Talvez seja a vivência de momentos de dor que nos torna grandiosos e capazes de viver também a tranquilidade e a alegria.

A paz esteja connosco,

das Neves, I.

Marte disse...

Bom, vou fazer fila para poder usufruir desse tão almejado "esteio de betão". Compreendo a angústia aqui descrita, também lá estou...Tem dias...Só que não me comparo a um caracol mas, antes, a um caranguejo. Parece que sempre que tento avançar, sempre que vejo uma oportunidade, deito mãos à obra mas o resultado final nunca é o pretendido. Afasto-me cada vez mais e vou ficando sem forças para me levantar. Sem forças para lutar. Sem forças sequer para me contestar. É que depois entro numa espiral de auto-crítica e, meu Deus, como eu sou boa nisso. Felizmente, acabo por ser amparada pelo meu marido, pelas minhas filhas, pelas minhas amizades que me trazem de volta à vida.

manuela barroso disse...

Insondável Isabel:

De surpresa em surpresa, como uma escada que vai subindo pelo tempo...
AGORA é tempo de alegria também, porque os lamaçais do inverno já se vão escoando pelas entranhas da terra.Viva o cheiro das tílias e as rosas de maio!
Quero AGORA pensar menos no kronos porque vivi uma vida comandada por ele.Vou mais de encontro ao kairós porque é o tempo do meu tempo, o tempo que tento viver agora AQUI.Mas se aquela parte do tempo, o Aion, me conceder o previlégio de viver intensamente esta primavera, então esquecerei o kronos!

Ás vezes penso porque é que o sofrimento nos faz crescer!? Talvez para sabermos dar mais valor alegria.Mas quando a alegria bate à porta, deixemo-la entrar.Já dizia Swami Vivenanda"As pessoas alegres e bem humoradas são uma bênção para a sociedade;elas espalham esperança e alegria nos lugares por onde passam"

Agora, a alegria e a paz esteja connosco

manuela barroso disse...

Olá querida Martinha!

Que bom ver-te por aqui!Surpresa boa!
Este esteio, sabes que tem dias como tu!
Mas és capaz de me explicar porque é que um esteio de borracha passa a muro de protecção quando para tal se torna urgente?
Da fragilidade nascem as coisas mais lindas! Não vês como um cacto, frágil, quebradiço, embora com tanto pico, tem das flores mais bonitas?
Sempre me intrigou este capricho da Natureza!

Como me intriga o caranguejo! Porque anda ele de lado? Pensa que está num baile...que é o que a vida é! Temos que ter jeito para este bailado, Martinha, que não é bem o do "Lago dos Cisnes"!E nós , os humanos, lá nos vamos comparando ao caracol-que bem faz ele andar devagar e bem-,ou ao caranguejo que coitado este ainda tem pernas podendo fugir sem se arrastar!Quando a maré está alta, as ondas avisam-nos do perigo. Mas logo vem sempre a mansidão do mar para nos convidar a mergulhar nos seus segredos e compartilhar seus mistérios!

Serei o mar onde te podes refugiar!
(Se de tanto for capaz)
Bjis

Anónimo disse...

Olá a todos!

Vê-se que a Primavera está a chegar em força aos vossos corações.
Continuarei a acompanhar-vos!
Bjis

Anónimo disse...

A perplexidade atingiu-me quando li as palavras de Marte.

Anónimo disse...

Como é que a divindade da guerra que ajudava os exércitos e os levava à vitória tem agora necessidade de um esteio?!
Estará cansado da luta que trava desde tempos anteriores à chegada de Jesus Cristo? Mas, por outro lado, Marte era venerado como o deus da Primavera e da Natureza renascida e fértil.
Um guerreiro vencedor nunca pode estar angustiado. E ainda por cima se declara "renascida e fértil" como a Mãe Natureza, visto já ter descendência. Quanta felicidade! Quanta bênção!
Marte desbravava florestas, agora há que continuar esse trabalho. A vida é luta e nada vem sem sacrifício. Aliás, o que chega de bom, após penoso trabalho, tem um óptimo sabor a vitória, o que é apanágio de Marte.
Os dias não são todos iguais, ou a vida seria uma monotonia. Os que já passaram deverão ser lições para nós. O AGORA é que importa, é o momento em que o LIVRE ARBÍTRIO se impõe e deixa cada um redigir as páginas do seu futuro. E o AGORA é perfumado, colorido, alegre, ameno, pujante, pois é Primavera e quem se lembra da erosão que nos vai consumindo?!
Não se compare com caracóis ou caranguejos, mas com os cavalos velozes, belos, fortes, que sempre foram o maior esteio dos guerreiros e sempre representaram um notável papel na evolução das civilizações.
E lembre-se de uma grande verdade, Marte: o ser humano tem sempre muito mais forças do que possa sonhar "a sua vã filosofia".
Faça-me o favor de ser feliz (felizmente foi o termo por si empregue), pois com os amigos e a família que possui, tem essa obrigação.
Viva a Primavera!
Viva o AGORA!
Viva Marte!

M. Barroso disse...

Olá!

Fazendo mais uma visita por este cortejo de ideias, não pude conter-me perante a tenacidade, a alegria, a força moral deste visitante!E estou de acordo com o poder escondido no ser humano!Pois se dizem os entendidos que só usamos 10% das nossas capacidades!....
Então que viva Marte
que viva a Primavera!

Beatriz Bragança disse...

Minha querida
Como o passar do tempo nos causa ansiedade!
Mas, se sobre isso reflectimos, ja tomamos consciencia da situaçao , que nao vai poder molestar-nos.
Como tu es imponente!Forte!
Muitos parabens.
Beijinho
Beatriz